GT DE CULTURA UFT PORTO NACIONAL

Este blog foi criado e é mantido pelo Grupo de Trabalho de Cultura formado por professores e alunos da UFT do campus de Porto Nacional.

Um espaço destinado a todas as pessoas interessadas em cultura, arte, diversão e entretenimento. Aqui você vai encontrar dicas culturais, programação do cineclube de Porto, indicações de atividades e muita coisa legal para fazer, ver, ler e acontecer.

Entre e fique à vontade!

Fale com o GT de Cultura

Para divulgar o seu evento, promover atividades culturais, artísticas, manifestar apoio, opinião, críticas e sugestões, escreva para o GT de Cultura.

Nosso e-mail é culturauftportonacional@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ver o Poema entrevista Célio Pedreira

Ver-O-Poema entrevistou o médico e poeta do Tocantins  CÉLIO PEDREIRA. Uma prosa rápida com quem garimpa poesia no silêncio das coisas. Deitado na rede, num final de tarde, olhando o rio manso, foi que o poeta nos falou de sua sede de poesia.  

Ver-O-Poema (Edmir) - Poderíamos iniciar, perguntando onde e quando o médico Célio Pedreira se encontrou fazendo poesia?
 
CÉLIO - Antes do médico havia o menino banhado de Tocantins. A poesia ocorreu quando a primeira canoa deixou as margens dos meus olhos e alcançou talvez uma dessas noites de sertão. Escola de sertão e a gente precisava contar no papel o que nem sabíamos haver acontecido nas férias, inventei alguma coisa parecida com sonho e a turma acreditou... acostumei com invenções e quando percebi, parecia poesia. 

Ver-O-Poema (Edmir) - Seu fazer poético é marcado pelo silêncio e pela simplicidade encontrada em poucos. Fale-nos um pouco desse seu poetar. 

CÉLIO - Ocorre silêncio nas coisas que nada parecem ser, daí fico observando onde elas latem ou onde elas mordem... a maioria das vezes as coisas só dormem, teimo em ficar vigiando para ver como acordam, daí medram escritos.
Ver-O-Poema (Edmir) - Quais suas publicações em livro? O que significa para você a indicação para leitura de vestibular de uma Universidade?
 CÉLIO - São três pequenos livros, um deles tem o apelido de “PORTA” e reúne poemas desde os tempos do sertão (Tocantins) até o tempo das gerais (Minas)... depois de ler um caixa de escritos feitos, escolhi alguns para significar um lugar de entrar. O segundo livreto é um poema quase épico e uma canção do compositor Elizeu Lira sobre um monumento religioso plantado no cerrado pelos franciscanos na cidade de Porto Nacional, onde nasci, há mais de um século, esta publicação tem a honrosa participação de Dom Pedro Caldáliga. O outro concebi e mais três amigos também do sertão – Elizeu, Sitõe e Torres – esse tem como título “CANTIGAS DA CLARIDADE”. O primeiro recebeu a indicação para o Vestibular da Universidade do Tocantins (Unitins) em 2003, isso serviu para minha poesia aprender outras pessoas, andar por escolas, cursinhos e máquinas de fazer cópias. Num país de poesia velada quando um homem encontra outros, as lamparinas vão acendendo varandas. 

Ver-O-Poema (Edmir) - Sua obra, silenciosamente empolgante para quem estuda literatura, parece percorrer caminhos ainda não trilhados. Como você define a forma como se expressa?
 
CÉLIO - Talvez não possua uma definição, talvez sejam insinuações de expressão, assim como um dia não consegue repetir o outro a nossa expressão também. Claro, as trilhas são parecidas... sertão, gente, mato, bicho, rio e sol. 

Ver-O-Poema (Edmir) - Seus poemas no VEROPOEMA cabem em um livro. Há outros poetas no site e em outras revistas eletrônicas. Como você recebe essa profusão de escritores no meio virtual? Nesse universo literário você aponta bons escritores? 

CÉLIO - Moço, não é sem sentido é a coisa se chama REDE. Existe tanta rede armada nesse mundo... A gente tem quase sempre na lembrança os escritores famosos, mas na prática o alimento é mesmo do quintal. Aqui no VEROPOEMA, um sítio onde tenho um roçadinho de poemas plantados, minha preferência é pelo escritor Edmir, ele é nortista como eu, sabe a coisa dos matos e das urbes, conversa miúdo e sua cantiga me contagia. 

Ver-O-Poema (Edmir) - Já uma vez lhe falei que ao ler sua poesia me vem a lembrança de nosso poeta Manoel de Barros, hoje com 90 anos de idade. Quem você lê, quem você indica como leitura? 

CÉLIO - Eu leio pouco, mas gostaria de sugerir o nome de um poeta aqui do cerrado tocantinense – Pedro Tierra. Uma escrita distinta e segura. Procure por este poeta, gente.

Ver-O-Poema (Edmir) - Que projetos você desenvolve hoje na área da literatura? Quais suas expectativas, você acredita que a poesia ainda tem muitos leitores?
 
CÉLIO - Tenho o projeto de continuar nas escritas, depois seguramente não sei o que fazer com elas. Sim, enquanto houver silêncio, haverá poesia e gente a cavucar o dia. 

Ver-O-Poema - Para finalizar, que poema podemos ler hoje de Célio Pedreira?

COMO NUNCA ENTARDECIDO
Observe aquela renda
tecida do chão ao acidente
com matiz de anos

Acabamos de fazer gritos nela
e prendemos com cuidado
colhemos os prontos
outros trançamos com força

A tarde disse que não tardava
e a gente deitou a tarde na mornura
para abrasar essa noitinha
e fazer resultar satisfação
essas de iguarias.

Para ler os poemas de Célio Pedreira, é só clicar no link indicado na lista de links do blog.

sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago

A notícia da morte do escritor José Saramago ontem aos 87 anos emocionou o mundo inteiro. Saramago foi o único escritor de língua portuguesa a receber o prêmio Nobel de Literatura (1998) – autor de “Ensaio sobre a cegueira”, "Memorial do Convento" e outros clássicos da literatura portuguesa lutava contra leucemia a mais de dois anos. 

"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais."  José Saramago, 1995.

Para quem ainda nao conhece a obra de Saramago, ou para os que desejam uma boa leitura, seguem sugestões de livros do escritor português disponíveis na biblioteca da UFT de Porto.

- Memorial do Convento
- Ensaio sobre a cegueira
- Ensaio sobre a lucidez
- A caverna
- Todos os nomes
- O homem duplicado

São alguns dos títulos de José Saramago, disponíveis na biblioteca da UFT de Porto. 
Boa leitura a tod@s.



quinta-feira, 17 de junho de 2010

Seminário A História da Cultura Popular Portuense: Resgatando o Passado para Pensar o Futuro

No dia 19 de junho, sábado, a partir das 8h no Auditório da UFT - Centro, a COMSAÚDE, com o apoio do GT de Cultura de Porto Nacional realizará o Seminário A História da Cultura Popular Portuense: Resgatando o Passado para Pensar o Futuro. A atividade é uma iniciativa que visa fazer um resgate da cultura popular portuense incetivando a sua preservação.

Durante o dia acontecerão várias palestras e à noite acontecerão diversas atividades culturais no espaço da Feira do Cabaçaco.

Confira abaixo a programação.

Venha participar!

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
“A História da Cultura Popular Portuense: Resgatando o Passado para Pensar o Futuro”

07h30min às 08h00min - INSCRIÇÕES


08h00min - Abertura (Apresentação Cultural) Composição da mesa 

08h30min às 10h00min - Palestra: 41 anos de COMSAÚDE e a Contribuição para a Cultura Portuense
Palestrantes:
José Iramar da Silva (Coordenador do Gruconto – Grupo de Consciência Negra do Tocantins)
Dr. Eduardo Manzano (Presidente de honra da COMSAÚDE)
Luciana Pereira de Souza (Diretora-Presidente da COMSAÚDE)


10h00min às 10h20min - INTERVALO PARA O LANCHE


10h20min às 11h30min - Palestra: História dos Festivais Populares de Porto Nacional

Palestrante:
Prof. Dr. Eliseu Ribeiro Lira (Professor do curso de Geografia da UFT Campus Porto Nacional)

11h30min - INTERVALO PARA O ALMOÇO 

14h00min - Dinâmica rítmica (Marcio Belo)

14h20min às 15h30min - Palestra: Políticas Públicas Voltadas para a Cultura
Palestrantes:
Marcio Bello dos Santos (Coordenador do Ponto de Cultura Tambores do Tocantins)
Jeferson Lopes Bastos Filho (Secretário de Cultura e Turismo)


15h30min às 15h45min - INTERVALO PARA O LANCHE 


15h45min às 17h00min - Palestra: Memória: Produção: Inovação e Memória
Palestrante: Oidê Carvalho Moura (Professor do CEM Florêncio Aires)



 

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Café Literário

Um convite imperdível para essa semana é a última sessão do Café Literário deste semestre que acontecerá no dia 16 de junho às 19h no Auditório da UFT Centro.

Nesta sessão, a profª MSc. Maria da Glória de Castro Azevedo do curso de Letras da UFT Porto falará sobre:


"A personagem travesti em três romances brasileiros"

Será discutido como são construídas três personagens travestis no romance brasileiro: Timóteo, do romance Crônica da casa assassinada (1959), de Lúcio Cardoso, Ana Maria, do romance Uma mulher diferente (1968), de Cassandra Rios e Shirley Marlone, do romance Deixei ele lá e vim (2006), de Elvira Vigna.
Em seguida, teremos uma atração musical com estudantes da UFT de Porto e no final, sorteio de livros para @s participantes da última edição.
Anote na agenda e venha prestigiar o evento.
Esperamos você na UFT, um abraço e até lá.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Certa manhã acordei de sonhos intranquilos


Uma indicação de boa música para você curtir neste final de semana é o novo cd do músico Otto. A primeira faixa do cd é a música Crua, que está na trilha sonora da novela Passione. Vale a pena escutar!
A rádio UOL disponibiliza gratuitamente CDs de música. É só acessar a rádio no link abaixo e desfrutar.
http://www.radio.uol.com.br/#/volume/otto/certa-manh%C3%A3-acordei-de-sonhos-intranquilos/19329

Bom final de semana!

Recital Poemúsica

O GT de Cultura promoverá no dia 26 de junho um Recital de Poemúsica no Durval Godinho em Porto Nacional e contará com a participação de alunos e professores da UFT e comunidade portuense.
A programação completa será postada aqui no blog em breve.
Acompanhe as atividades culturais de Porto Nacional, aqui no blog!

Semana da Cultura de Porto Nacional

A Semana da Cultura de Porto está com uma programação intensa, veja as atividades de hoje até domingo!

Sexta-feira - 11/06 - Hoje!!!!
10:00 as 11:00 - Oficina de Dança promovida pela Fundação Cultural na Praça Cultural na Semana da Cultura.

Sábado - 12/06 - Amanhã!!!!
08:00 as 10:00 - Oficina de teatro para todas as idades na Praça Cultural na Semana da Cultura.

Domingo - 13/06
O Encerramento da Semana será com o Festival de Quadrilha a partir das 18:00 na Praça Cultural na Semana da Cultura.

Todos os eventos são gratuitos! Participe!

O nascimento do Blog


O blog do GT de Cultura da UFT campus de Porto Nacional, está nascendo!
É um esforço coletivo de professores e alunos que integram o Grupo de Trabalho de Cultura na UFT de Porto Nacional.
Um trabalho coletivo e solidário, executado há várias mãos e por um grupo de pessoas interessadas em divulgar atividades de cultura e arte de Porto Nacional e do estado do Tocantins.
Entendemos que Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, e neste caso, pessoas atentas à Cultura e as manifestações culturais da UFT, da cidade de Porto Nacional, do estado do Tocantins e do Brasil.
Estamos inaugurando um canal de comunicação para socializar, informar e divulgar as atividades culturais da cidade de Porto Nacional, entre os campi da UFT e no estado do TO.
Se voce tiver alguma atividade cultural que queira divulgar, é só enviar um email, que postaremos aqui.
Entre e fique à vontade, o blog do GT de Cultura é pra você!